A Matéria explica: Os papéis da Coordenação de Curso de Graduação e da Chefia de Departamento
A confusão entre as funções da coordenação de curso e chefia de departamento é recorrente. Por isso, A Matéria explica alguns dos pontos que mais geram equívocos quanto às suas atribuições e estruturação. Primeiramente, é importante saber que tanto a coordenação como a chefia não trabalham sozinhas, mas amparadas pelos conselhos de curso e de departamento, respectivamente. O Conselho de Curso oferece suporte à coordenação, discutindo, analisando e propondo subsídios para a tomada de decisão sobre assuntos pertinentes ao bom andamento e melhoria do curso de Engenharia de Materiais. Este conselho é composto por representantes discentes de cada ano, sendo geralmente um titular e um suplente dos últimos cinco anos e ex-alunos, um representante docente de cada departamento das disciplinas externas ao DEMa oferecidas - como química, matemática, física e outras engenharias -, além de um docente representante de cada ênfase (cerâmicas, metais e polímeros).
O Conselho de Departamento trata de temas que envolvem todos os servidores técnicos administrativos, professores e alunos de graduação; e também do fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma equilibrada. Conta com representação discente, docente, dos técnicos administrativos, do chefe de departamento e dos representantes de cada área do DEMa (novamente, cerâmicas, metais e polímeros). Em ambos os conselhos, as questões debatidas são deliberadas de forma consensual ou por votação.
Uma das atribuições da coordenação de curso é zelar pela atualização da estrutura curricular. As propostas de reformulações curriculares, por exemplo, são assuntos que competem ao Conselho de Coordenação de Curso, observando as considerações do Núcleo Docente Estruturante (NDE). O NDE é um órgão assessor da coordenação, que auxilia no debate de questões sobre a estruturação do curso de maneira mais ampla, envolvendo, por exemplo, levantamento de dados, consulta aos discentes, entre outros.
A pós-graduação possui uma coordenação própria, distinta do curso de graduação. O programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais é vinculado ao CCET, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, e não diretamente ao DEMa, apesar dos docentes do DEMa serem ampla maioria neste programa.
Cada departamento da UFSCar é responsável por abordar com excelência uma área do saber, no trinômio ensino-pesquisa-extensão. Por exemplo, o Departamento de Engenharia de Materiais é o órgão acadêmico responsável pela oferta de disciplinas da área de materiais a todos os cursos de graduação em Engenharia. Assim, dentre as atribuições do departamento, e portanto, da chefia, está a gestão de recursos, sejam eles humanos ou materiais, como por exemplo questões envolvendo disciplinas, espaço físico, turmas extras (de disciplinas do DEMa), corpo docente, etc. Desta forma, o coordenador e o chefe de departamento não trabalham sozinhos. Há diversos assuntos que permeiam ambos os conselhos, e temas nos quais a coordenação auxilia a chefia e vice-versa. Por isso, o bom relacionamento entre a chefia e a coordenação é extremamente positivo para o encaminhamento de questões relacionadas ao curso e ao departamento.
[Texto retirado da 5ª Edição do Jornal A Matéria, disponível em: bit.ly/EdicoesAMateria]