Throwback A Matéria - 15ª edição: A Matéria Explica - Como fazer disciplinas em outras universidades?

Throwback A Matéria - 15ª edição: Explicando A Matéria  - Como fazer disciplinas em outras universidades?

A Matéria Explica: Como fazer disciplinas em outras universidades?

Por Augusto da Veiga

Em mais um “A Matéria Explica”, viemos trazer uma das grandes dúvidas de alunos, tanto da Federal, quanto da USP. Cansados de ver tantas publicações em grupos de Facebook de alunos com dúvidas, explicaremos os trâmites, oportunidades e daremos dicas para os que desejam deixar a rivalidade de lado e mudar de ares para fazer disciplinas em outra universidade. Vale ressaltar que o foco será entre UFSCar e USP, mas pode servir para outras universidades também. Para obter estas informações, contamos com a ajuda do aluno da UFSCar Conrado Silva.
        Para os leitores que não sabem: sim, é possível estudar em uma universidade e fazer disciplinas em outras. E não, não é difícil e nem são poucas pessoas que fazem. Este é um recurso que muitos usam para buscar novas visões sobre o curso, melhorar sua formação acadêmica, fugir daquele(a) professor(a) carrasco(a) ou, também, como último recurso para se formar, quando não é deferido na disciplina em sua universidade.
        Primeiramente, é importante dizer que cada departamento ou instituto apresenta um edital para inscrição e critérios para admissão nas suas disciplinas, o qual geralmente pode ser visto no site do próprio departamento ou instituto, em uma área destinada a “Alunos Especiais”, dentro da área de Graduação. No entanto, é de praxe que, nas datas destinadas às inscrições, o aluno que deseje fazer a disciplina na outra universidade deve apresentar documentos de identificação, comprovante de matrícula e, geralmente, um requerimento de inscrição no departamento em que se deseja cursar a matéria.
        Então, o oferente envia a resposta para o deferimento ou não do aluno. Em caso positivo, ao cursar a disciplina, o aluno fica sujeito às regras do departamento ou instituto em que a matéria é feita, dessa forma, é importante que ele esteja ciente. Um exemplo disso são as diferenças de notas mínimas.
        Ao finalizar o semestre, independente do resultado, cabe ao aluno levar o certificado - obtido no sistema da universidade em que a matéria foi feita - até o departamento de graduação ou coordenação do curso da sua universidade, se desejar que a disciplina seja considerada no histórico do aluno. A disciplina cursada pode se encaixar como horas extras, disciplina eletiva, optativa ou, ainda, como equivalência, a depender de burocracias de cada instituição, sendo importante dizer que é possível fazer qualquer matéria na outra universidade - inclusive as que não estão na grade do curso.

[Texto retirado da 14ª edição do Jornal A Matéria, disponível em: https://bit.ly/EdicoesAMateria]