Throwback A Matéria - 14ª edição: Pesquisa e Inovação - Professor Francisco Coury

Throwback A Matéria - 14ª edição: Pesquisa e Inovação - Professor Doutor Francisco Coury

Pesquisa e Inovação: Professor Francisco Coury

Por Gabriela Mayer

P: Conte um pouco sobre você e sua trajetória.
        R: Eu sou de São Carlos, nasci, cresci, conheci minha esposa aqui e adoro esta cidade – cidade que, além de produzir muita ciência, foi a criadora dos hambúrgueres estilo “Trem Bão” e da pizza de alface! Na parte da vida pessoal, gosto muito de viajar para conhecer a natureza, fico sempre muito surpreso em como lugares tão maravilhosos existem em nosso mundo, amo fazer trilhas e conhecer parques e regiões naturais. Tenho uma conexão muito forte com a UFSCar, meus pais trabalharam aqui e, desde a época da graduação, queria ser professor, sonho que realizei este ano. Quando eu estava no colegial, participei da Escola de Engenharia de Materiais que estava sendo oferecida por alunos do curso de graduação da UFSCar. Gostei muito e, por causa dela, decidi prestar o curso. Entrei no ano de 2009 e no começo do segundo ano comecei a fazer iniciação científica com o Prof. Dr. Claudio Kiminami na área de metais. Fiz IC com ele até me formar, tendo feito um estágio de 4 meses de pesquisa na Colorado School of Mines nos EUA (chamada só de “Mines”). Fiz meu mestrado na UFSCar também com o Prof. Dr. Claudio Kiminami e depois fui fazer doutorado na “Mines” com o Prof. Dr. Michael Kaufman e a Prof.ª Dr.ª Amy Clarke-- terminei ano passado (em 2018) e, após um pós-doutorado relativamente curto, passei no concurso do DEMa.

P: Qual é o tema de sua linha de pesquisa?
        R: Minha principal linha de pesquisa é a de desenvolvimento de ligas metálicas. Meu maior foco é em ligas multicomponentes (de alta entropia) com boas propriedades mecânicas. Além disso, trabalho com caracterização estrutural de materiais metálicos, com ênfase em técnicas de difração, e com propriedades mecânicas de ligas metálicas.

P: Qual a motivação para esta pesquisa?
        R: Até hoje, grande parte do desenvolvimento de ligas metálicas foi feito por métodos de tentativa-e-erro. Existe um esforço global muito grande para mudar este panorama através do desenvolvimento de metodologias para prever e projetar novas ligas com melhores combinações de propriedades para aplicações em áreas estratégicas. Muitas vezes as ligas com melhores propriedades ou melhores combinações de propriedades se encontram em campos multicomposicionais. Explorar este campo é um imenso desafio, uma vez que existe um número quase infinito de composições possíveis.

P: Quais são os objetivos?
        R: O objetivo é desenvolver ligas com boas combinações de propriedades para aplicações específicas.

P: Quais as possíveis aplicações?
        R: As aplicações são as mais variadas. Posso citar: o desenvolvimento de ligas refratárias para competir com superligas de níquel (Ni), na indústria aeronáutica e com superligas de nióbio (Nb), na indústria aeroespacial e o desenvolvimento de ligas de alta tenacidade.

P: Existem desafios a serem superados? Se sim, quais?
        R: Muitos. Se considerarmos que temos 30 elementos mais usados em ligas metálicas, possuímos cerca de 1 trilhão de ligas metálicas equimolares possíveis. Se considerarmos ligas não equimolares (caso mais comum), esse número vai para quase infinito. Para explorar tal vasto campo de composições precisamos de métodos computacionais e experimentais para avaliar propriedades de milhares de ligas em tempos curtos. Esses métodos precisam ser confiáveis, reprodutíveis e rápidos. O desenvolvimento deles está só no começo, mas com os recentes avanços nas áreas da física, química e da computação, teremos cada vez mais recursos para desenvolver e aplicar novos métodos para prever propriedades de materiais.

P: Há vagas de IC para a área? Se sim, existem pré-requisitos?
        R: Sim. O principal é ter interesse em aprender e vontade de trabalhar.

[Texto retirado da 14ª edição do Jornal A Matéria, disponível em: https://bit.ly/EdicoesAMateria]