Throwback 14ª Edição: As Origens do Aço Valeriano

Throwback 14ª Edição: As Origens do Aço ValerianoThrowback 14ª Edição: As Origens do Aço Valeriano - 2

[THROWBACK A MATÉRIA]

As Origens do Aço Valeriano

Escrito por Enzo Buzatto

Mesmo fazendo cerca de três anos desde que Game of Thrones acabou (pois convenhamos que as duas últimas temporadas não contam), creio que é interessante falar sobre um material lendário da série, que apenas os melhores guerreiros, os personagens mais importantes e o Jon Snow puderam utilizar: o aço valiriano. Ele é baseado em um material igualmente famoso, o aço de damasco, que era utilizado para fazer armamentos da mais alta qualidade.

Lâminas feitas deste aço possuem uma aparência bastante característica, com manchas que criam padrões ondulados ao longo do corpo da arma (como se pode ver na imagem). Estas faixas onduladas são formadas por partículas de cementita alinhadas que se destacam da matriz do aço, que é geralmente perlítica. A concentração de carbono média é de 1,5%, o que lhe confere elevada dureza e resistência ao desgaste.

Em um dado momento da história, tal qual sua versão fictícia em Game of Thrones, o aço de damasco deixou de ser produzido e poucos exemplares restaram. Não faltaram tentativas de reproduzir este material, mas todas sem êxito. Fica a pergunta: por que um material de qualidade tão superior deixaria de ser produzido? Bom, é aí que entra um de seus segredos: a origem da matéria-prima.

Apesar das armas serem historicamente produzidas em Damasco, na Síria, a matéria-prima provinha da Índia, em lingotes de um aço denominado wootz. Este aço apresentava uma pequena quantidade de impurezas, notadamente vanádio (V) e manganês (Mn), que quem fez introdução a metais sabe (ou pelo menos ouviu falar) que favorecem a formação de cementita. Ou seja, o sucesso na produção deste material depende intrinsecamente de sua composição e, portanto, de sua origem.

Ainda, o aço de damasco apresenta concentrações elevadas de fósforo, deixando-o com alta fragilidade a quente. Para contornar este problema, devem ser feitos tratamentos térmicos adequados que poucos dominavam. Por fim, mesmo que os europeus tenham descoberto como contornar a fragilidade a quente, apenas os ferreiros de Damasco conheciam os processos por trás da formação dos padrões ondulados. Quando as reservas adequadas de minério se esgotaram, não foi possível preparar mais lingotes de aço wootz e, como os ferreiros mantinham suas técnicas em segredo, acabou que elas foram perdidas. Assim surgiram as bases para o aço valiriano de Game of Thrones: não envolve magia, nem dragões (infelizmente, porque dragões deixam tudo mais legal), é puramente engenharia de materiais.