Tecidos e Membranas Filtrantes: Tecnologia e Proteção

Tecidos e Membranas Filtrante

A partir do cenário atual de pandemia, projetos de pesquisa relacionados ao tema estão surgindo no DEMa, cada um deles apresentando diferentes abordagens de combate ao vírus. Entre eles, está um projeto de mestrado orientado pela Profª Alessandra Lucas, com a participação de outros centros de pesquisa listados abaixo, chamado “Membranas para
filtragem de alta eficiência para uso em filtros de máscaras e recobrimento de tecidos para fabricação de máscaras e roupas de proteção”. Assim, apresentamos a seguir um resumo do que será estudado, como forma de divulgação ampla dessa iniciativa.

A pandemia do corona vírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19) trouxe uma série de desafios ao nosso sistema de saúde, incluindo a limitada disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI) aos profissionais de saúde, que, por receber e tratar a população infectada, são os indivíduos que estão mais expostos ao vírus. Ainda, a escassez de matéria-prima para a fabricação de máscaras de alta eficiência ocorre a nível mundial. As máscaras de proteção facial são usadas, também, em pacientes suspeitos e seus acompanhantes, com o propósito de evitar que os aerossóis gerados pela fala, espirro e tosse de pessoas supostamente infectadas atinjam outros indivíduos ao seu redor. Para combater esse problema, as nanofibrilas de celulose (NFC) apresentam-se como uma alternativa sustentável para a fabricação de tecidos e membranas filtrantes, porque são capazes de formar membranas não tecidas com porosidade em escala nanométrica as quais podem filtrar vírus e bactérias. Possuem excelente relação custo-benefício, são oriundas de matéria-prima abundante, atóxicas, esterilizáveis em autoclave, possuem excelentes propriedades mecânicas e resistência química, sendo ainda descartáveis e biodegradáveis. Os processos de fabricação são simples e baratos, sendo facilmente escalonáveis para níveis industriais. Além das máscaras faciais, recobrindo tecidos ou em membranas filtrantes intermediária entre tecidos comuns, estes filtros podem encontrar aplicações na obtenção de tecidos para fabricação de aventais e vestimentas protetivas, além de filtros para sistemas de ar condicionado de instituições de saúde e edifícios públicos e privados.
        Neste contexto, este projeto de pesquisa de mestrado está inserido no trabalho de um grupo multidisciplinar de pesquisadores (parceiros há algum tempo), que se reuniu e trocou ideias que resultaram nesta proposta de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I). O grupo conta com experiência comprovada na produção e uso da nanocelulose vegetal e bacteriana (CB), por diferentes rotas de obtenção, suas modificações químicas, na obtenção de materiais com diferentes microestruturas e aplicações, na caracterização destes materiais, na avaliação da eficácia de tecidos e membranas filtrantes e na avaliação das propriedades microbiológicas destes materiais.

Instituições Participantes:
1) Universidade Federal de São Carlos;
2) Universidade de Araraquara;
3) Universidade de São Paulo – Campus Lorena;
4) Université Grenoble-Alpes;
5) Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology – EMPA – Dubeldorf