[SETEMBRO AMARELO]

Setembro Amarelo.png

Setembro Amarelo é uma campanha que busca dar visibilidade a tópicos relacionados à prevenção ao suicídio. O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema, as nuances, além da abrangência desse fato social. Esse ato pode ser considerado como fato social, de acordo com a sociologia durkheimiana pois, apesar de ser um ato feito pelo indivíduo, implicações exteriores geralmente estão relacionadas com a decisão de tirar a própria vida, ligadas à coercitividade de certos padrões sociais impostos e também à generalidade desse ato, já que esse acontece com regularidade. Dessa forma, como esse ato está relacionado ao comportamento de toda a sociedade, a prevenção também deve ser feita por todos. Para isso, o movimento aderido em 2015, no Brasil,  pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) realiza ações que despertam atenção e contribuem para a conscientização dessa causa que tem sido grande preocupação nos tempos modernos.

A origem da campanha do Setembro Amarelo remonta a setembro de 1994, quando um jovem chamado Mike Emme cometeu suicídio, aos 17 anos, nos Estados Unidos. Mike tinha um Mustang 68, restaurado por ele mesmo, que o pintou da cor amarela. A morte do jovem foi uma surpresa para seus amigos e seus pais, já que ele não deu indícios às pessoas próximas de seu convívio dos problemas psicológicos que enfrentava. Em seu velório, em virtude da família e amigos não terem percebido seu sofrimento e não terem conseguido evitar sua morte, decidiram distribuir cartões decorados em fitas amarelas, em homenagem a Mike, a fim de repassar a mensagem nesses cartões encorajando as pessoas a procurarem ajuda, caso enfrentassem alguma angústia de natureza psicológica e emocional. A iniciativa permitiu que um movimento de prevenção ao suicídio se desencadeasse, espanlhando-se pelo país. A cor que representa o movimento está relacionada a Mike e a seu Mustang Amarelo, e então em 2003 , o dia 10 de setembro é instituído como Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, pela OMS. 

Em suma, como o suicídio é uma ação individual com sua origem expressa no coletivo, dois pilares se demonstram necessários: que uma pessoa consiga perceber que sua saúde mental está em risco e que os indivíduos a sua volta saibam como lidar, em um primeiro momento, com a situação de vulnerabilidade da pessoa em questão. Com isso em vista, a psicóloga Nataly Padilha, em entrevista concedida ao Correio Braziliense, lista alguns sinais que indicam, possivelmente, que a saúde mental de um indivíduo está afetada, tais como: sentimento de inadequação, tristeza constante, insônia, vontade de se machucar, vontade de "sumir", vontade de "dormir para sempre", dificuldade para ler/ concentrar-se, dificuldade em manter amizades ou em estabelecer novos vínculos, ausência de prazer em atividades que antes eram prazerosas e raiva ou estresse excessivo. Além disso, a neuropsicóloga Aline Martinez, em entrevista ao mesmo portal, fornece instruções para como lidar, em um primeiro momento, com uma pessoa em situação de vulnerabilidade psíquica: ouvir com atenção tudo que a pessoa tem a dizer e acolher, estimular o indivíduo a buscar ajuda profissional, tentar impedir que a pessoa se isole das amizades e relacionamentos, desencorajar o consumo de álcool e outras drogas e incentivar a socialização da pessoa. Por fim, lembre-se, a depressão é uma doença que possui tratamento. Logo, ao notar qualquer sinal "estranho", busque ajuda profissional e se apoie em seus relacionamentos, você não está só!