Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

        O ''Setembro Amarelo'' é uma campanha para a prevenção do suicídio, que teve origem por conta da trágica história ocorrida em 1994 pelo jovem norte-americano Mike Emme, de apenas 17 anos, que cometeu suicídio dentro do seu carro Mustang 1968 amarelo. Em seu funeral, amigos e familiares distribuíram fitas amarelas com mensagens de apoio a pessoas que estivessem passando pelo mesmo que Mike, incentivando a busca por ajuda. Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
        O nosso papel, em meio a esta campanha, é de termos atenção às pessoas ao nosso redor e buscarmos ajudá-las caso apresentem algum sinal de pensamentos de autodepreciação, desânimo constante, depressão, ansiedade e também outras situações de saúde mental. Este mês, então, serve como forma de conscientização da importância dos cuidados com a saúde mental e do apoio oferecido a conhecidos que apresentem tais sintomas, de modo que esse esforço, de buscar sempre ajudar o próximo, seja constante.
        Hoje, especialmente, citamos a importância de se perceber os sinais da depressão, como falta ou aumento exagerado de apetite, insônia ou sono exagerado, ansiedade, autodesvalorização, cansaço excessivo, tristeza constante, entre outros. A depressão é um problema sério de saúde mental, totalmente diferente de tristeza, de modo que afeta as mais diversas áreas da vida da pessoa e pode resultar em consequências graves, como automutilação e suicídio. Assim, em casos de depressão, a ajuda médica é essencial, assim como o apoio de amigos e familiares. Por este motivo, é muito importante que busquemos nos informar sobre o que é a depressão, como identificá-la e como ajudar, para estarmos presentes caso precisem de nós. Isso pode salvar vidas!
        Abaixo, sugerimos dois vídeos do Dr. Drauzio Varella, em que ele explica sobre os sintomas da doença e como devemos ajudar as pessoas que apresentam esses sinais, para caso tenham interesse em saber mais.

Vamos, juntos, colaborar com esta causa!

Vídeos:
Como ajudar alguém com depressão - https://www.youtube.com/watch?v=YK70q5eys4k
Depressão na Adolescência e Antidepressivos - https://youtu.be/e-W52pEez20