[RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA]- A Criação da DEMaEx

13.png

A DEMaEx, Associação de ex-alunos de Engenharia de Materiais do DEMa, foi fundada em 6 de julho de 2001 durante o Encontro dos Profissionais da Engenharia de Materiais, com o objetivo de ser um canal de comunicação entre gerações de estudantes, professores e profissionais que já passaram pelo Departamento. Em mais este episódio de nossa Linha do Tempo, é com imenso prazer que resgatamos o início da história da Associação, nossa parceira nessa iniciativa de rememorar e aproximar os leitores de eventos inerentes à trajetória do DEMa e de pessoas que contribuíram para tais acontecimentos.  

Para o passeio pela história da Associação, entrevistamos Maria Cristina Romano, Assistente Administrativa na Coordenação de Estágios da Engenharia de Materiais da UFSCar, que passou pela secretaria acadêmica e também pela chefia, na parte orçamentária. Em virtude de sua longa contribuição com o Departamento, desde 1978, cooperou diversas vezes com a Associação. Por esse motivo, a convidamos para falar sobre o processo de criação da DEMaEx e também sobre quais eram os objetivos no início desse projeto.

Cristina explica que a ideia para a criação de uma Associação partiu do Professor Nelson Guedes, no ano 2000. Ela conta que em 1986 o professor era chefe do Departamento, que, na época, era localizado na área Sul da universidade e que ainda tinha uma estrutura modesta. Segundo a assistente administrativa, o docente era muito dinâmico, acolhedor e festivo, e  enquanto estava sendo  planejado o novo prédio, o atual do Departamento, criou  um ponto de encontro no saguão para docentes e servidores tomarem café nos horários de intervalo, incluindo por muito tempo os alunos também. Vendo a grande interação que os alunos tinham com professores e funcionários durante os 5 anos de graduação, e percebendo que após o fim do curso essa conexão era rompida e o contato era perdido, ele pensou em criar uma Associação de ex-alunos e iniciar um cadastro que possibilitaria a comunicação com os egressos. O primeiro passo para a criação dessa Associação foi a busca pela lista de formados, e, como Cristina estava há mais tempo no Departamento, ajudou na procura pelos alunos mais ativos para retomar o contato. A partir daí, na terceira semana de novembro, era feita uma confraternização, em uma chácara alugada, para que as pessoas pudessem se encontrar e relembrar os tempos de aluno, e, como afirma Cristina: "Nós víamos pessoas que levavam realmente a sério essas confraternizações".

De acordo com a assistente administrativa, nessa época, os antigos e mais estabelecidos participavam mais. Então, começaram a tentar melhorar o contato: "Começamos a gerar o cadastro inicial, procurando saber onde essas pessoas estavam, e mais uma vez eu entrei nessa primeira etapa. Como eu trabalhava  na área de estágio, eu fazia esse trabalho diário de entrar em contato com os alunos já formados". Nesse contexto, ela entrava em contato com ex-alunos para pedir vagas de estágio para os estudantes ou os ex-alunos a procuravam em busca de estagiários. Quando os empresários procuravam por estagiários, já tinham um perfil em mente, então, à vista disso montaram um cadastro "tímido", nas palavras da entrevistada. Esse cadastro foi evoluindo e em 2017, com o trabalho da Diretoria da DEMaEx, conseguiram mais de 1500 contatos.

O professor Nelson foi desenvolvendo a ideia e começaram a colocá-la em prática. Cristina explica que ele, por ser do CCDM (Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais), sempre foi orientando quem estava dando continuidade às atividades do projeto. A cada dois anos, era feita eleição de presidente e envolvia os ex-alunos que viessem para a confraternização, além dos professores e dos alunos que ainda estavam no Departamento. 

O projeto foi evoluindo e, em 2009, o Prof. Nelson se afastou, colaborando se necessário, já que tinha uma rotina bem puxada na época. Cristina também se afastou, e, nesse contexto, a DEMaEx já tinha uma sala e já haviam sido contratadas secretárias, mas ainda assim ela ajudava a buscar os contatos sempre que necessário, fazendo o “meio de campo”. O projeto contou com vários Presidentes, e a Diretoria sempre foi composta tanto por Professores quanto por ex-alunos, ajudando na busca por patrocínio e nas campanhas de associados para manter a DEMaEx. No ano de 2010, o projeto teve que lidar com  um problema quanto à documentação, mas foi formalizada novamente como Instituição. Nesse momento, Cristina voltou para a Associação, atuando como secretária e colaborando com os eventos promovidos como cursos e minicursos que tinham temas específicos e envolviam profissionais desde trainees até seniores. Ela reforça que muitos ex-alunos contribuíram com  o projeto e com o ciclo de palestras. À época, a  confraternização  era anual, em que às sextas à tarde era realizado o Simpósio, ministradas palestras e depois oferecido um jantar, momento em que aconteciam os encontros. Quando o assunto era obtenção de recursos, os participantes pagavam uma taxa simbólica anualmente para ajudar a manter a DEMaEx e assim  se tornavam associados, e além disso, outra forma de obtenção era por meio do patrocínio das empresas.

Um dos grandes eventos organizados pela DEMaEx foi o ECEM (Encontro de Ciência e Engenharia de Materiais: Energia, Sustentabilidade e Inovação), que em uma parceria da UFSCar e da USP teve sua primeira edição em novembro de 2014. O ECEM foi uma iniciativa criada para possibilitar a troca de experiência e ideias entre alunos, pesquisadores e profissionais da área de todo o país e não apenas da UFSCar.

Todavia, a DEMaEx não organizava apenas eventos com esse viés e para esse tipo de público, já que, por muito tempo, era organizada uma recepção aos pais dos calouros, em conjunto com a Coordenação do Curso de Engenharia de Materiais, inicialmente com o Professor Elias Hage Júnior (pela DEMaEx) e o Professor Walter Libardi (Coordenador de Curso), abrindo as portas do Departamento com visitas pelo campus, para que a comunidade externa pudesse conhecer o curso, o DEMa e a UFSCar. Com os alunos de iniciação científica, esses visitantes passavam por cada um dos laboratórios do Departamento, pelo CCDM,  LCE (Laboratório de Caracterização Estrutural)  e LaMaV (Laboratório de Materiais Vítreos). Assim dando continuidade nas atividades de divulgação dos projetos do Curso de Engenharia de Materiais.

A Secretária da DEMaEx colaborou para a recepção dos pais dos calouros, depois do primeiro mês de aula Cristina telefonava para cada um deles e os convidava para virem ao DEMa, geralmente às sextas-feiras para conhecer, e aos sábados para um evento de confraternização entre esses familiares, os alunos e os funcionários do Departamento.

A ideia e o objetivo da criação da DEMaEx é criar um “networking” entre os profissionais da Engenharia de Materiais, e a forma que o professor Nelson encontrou para isso  foi por meio desses encontros, trazendo e resgatando esses ex-alunos para o convívio no DEMa. As parcerias proporcionavam o compartilhamento de diversas experiências: “Trazíamos vários tipos de assuntos e posições para mostrar aos alunos que estão aqui em formação tudo o que  podem obter a partir da graduação, além de expor o que o mercado tem a oferecer a eles.”

Em 2016, ainda que o projeto estivesse consolidado e com algumas atividades em andamento, foi necessário começar a pensar sobre o futuro da DEMaEx, principalmente em relação ao financeiro. Apesar disso, o projeto ajudava muitos graduandos e graduados do DEMa em vagas de estágio e também de emprego, por facilitar e intermediar a comunicação entre eles e as empresas, já que, muitas delas, eram parceiras do Departamento. Na época, era cobrada uma taxa que dava prioridade no acesso à essas vagas por parte daqueles que se interessassem.

Segundo Cristina, atualmente o projeto está passando por uma transformação em sua estrutura, funcionamento e, principalmente, sua sustentabilidade, sendo o futuro um tanto incerto. Assim, ela relembra a importância das ações que aconteciam, bem como a relevância das possibilidades de “networking” a partir dos encontros entre ex e atuais alunos - “Quando nós trazíamos as pessoas para as palestras na hora do almoço para apresentar a empresa e selecionar o aluno, a primeira seleção acontecia aqui e tivemos pessoas de grandes empresas. Então, nossos ex-alunos vinham com uma pessoa do RH, apresentavam a empresa por meio de seminários, assim como o perfil que eles queriam, o que estavam procurando e onde seria o estágio”. 

O projeto está passando por mudanças necessárias para a sua continuidade e bom funcionamento, mas podemos perceber que a sua essência não mudou no decorrer dos anos. A ideia principal é, nas palavras de Cristina, a formação de uma estrutura que "alimente" o Departamento, onde exista uma troca e fidelidade entre todos que lá já passaram e inevitavelmente adquiriram muito conhecimento e aprendizados. Olhando para todas essas pessoas e para os mais diferentes caminhos que cada uma seguiu, a ideia é também inspirar aqueles que estão na graduação, mostrando todas as possibilidades existentes - “O que percebemos hoje é que vocês têm acesso a muita informação, mas muitas vezes não têm foco. Então precisamos ajudá-los a ver as oportunidades para que o aluno saiba o que cada uma delas oferece para que seja possível escolher”.

Aproveitando toda a estrutura do Departamento, os professores, os funcionários, além do privilégio em encontrar e conversar com aqueles que entraram nas primeiras turmas do curso. Tudo isso, acrescido da chegada de novos alunos, trazendo novas formas de pensar, energia e vontade, é o que precisamos para continuarmos sendo o curso pioneiro e manter o alto nível, formando pessoas e bons profissionais para o mercado. É  muito importante que, de alguma forma, haja a continuidade do projeto idealizado pelo professor Nelson Guedes, que durante esse tempo proporcionou muita vivência e histórias aos que participaram, e que ainda pode colecionar inúmeras trajetórias de quem já passou pelo DEMa.

Cristina finaliza a entrevista nos deixando um recado importante: "A comunicação, ferramenta fundamental para o sucesso do projeto, continua sendo muito importante, criando parcerias, disseminando informação, desenvolvendo tecnologia e proporcionando mudanças para sermos cada vez melhores, sem nunca esquecer de como chegamos até os 50 anos de DEMa."