Representatividade LGBTQIA+ na Ciência 1

Representatividade LGBTQIA+ na Ciência

No mês do orgulho LGBTQIA+, nós do Jornal A Matéria gostaríamos de homenagear e enaltecer cientistas e pesquisadores que fazem parte de nossa história e que estão mudando o mundo. Para fazer isso, trazemos alguns destes indivíduos que foram e são muito importantes até os dias de hoje para compartilhar sua história e sua relevância em nossa sociedade, demonstrando de forma clara e forte que a ciência é, e sempre será, para todos.

Alan Turing, homossexual, conhecido como 'pai da computação', foi um importante cientista com essencial papel na formalização do conceito de algoritmo. Responsável por quebrar o Enigma, espécie de criptografia utilizada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, acarretou no desenvolvimento da Máquina de Turing, um grande passo para a criação do computador moderno.

A astrofísica prof. dra. Nergis Malvalvala, uma paquistanesa queer, além de ser professora no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ganhadora do prêmio MacArthur, de “gênios”, é conhecida por participar da primeira detecção direta das ondas gravitacionais, previstas por Albert Einstein porém nunca observadas até então.

Linn Conway, uma mulher transsexual, também foi uma importante cientista da computação, sendo creditada na invenção da instrução de manuseio dinâmico generalizado, uma chave avançada utilizada em todos os microprocessadores modernos.