[PORQUÊ DA MATÉRIA] - Como funciona o detergente?

pq da matéria -  detergente

        Todo mundo já lavou uma louça depois do almoço, mas você já parou pra pensar em como o produto que geralmente usamos, o detergente, funciona? Do latim detergere, que significa “limpar”, sua história começa no ano de 1890, quando o químico alemão A. Kraft descobre que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionam como sabão, algumas décadas depois, outros dois químicos alemães, Gunther e Hetzer, desenvolvem aquilo que viria a ser o primeiro detergente a ser comercializado.  Porém, foi a partir da década de 1950 que o petróleo passou a fazer parte da composição do detergente, se mantendo até a atualidade.

        Em relação à sua finalidade, o detergente atua como uma “ponte” entre a gordura e a água, sendo assim possível utilizá-lo em conjunto com a água para tirar aquela sujeira chata daquele prato engordurado. De modo mais técnico, podemos citar duas propriedades dos detergentes que estão correlacionadas e são responsáveis pela ação de remover a gordura, a polaridade e a tensoatividade. As moléculas do detergente são divididas em uma grande parte polar e extremidades apolares, sendo que a parte polar é preenchida pela parcela hidrofóbica dos tensoativos, derivados da petroquímica , que reagem  com o óleo, e a extremidade apolar é ocupada pela parcela hidrossolúvel, deste modo o detergente consegue “unir” esses dois produtos imiscíveis (que não se misturam), sendo capaz de finalmente remover a gordura de uma vez por todas.

        E aí, gostou do texto? Já sabia como o detergente funcionava? Curta o post nas redes sociais e interaja com a gente pelos comentários!



Fontes:

https://portais.univasf.edu.br/sustentabilidade/noticias-sustentaveis/como-funcionam-e-quais-as-alternativas-aos-detergentes

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/acao-detergente-polaridade.htm