Por onde é possível estudar durante o isolamento?

Por Onde Estudar Durante o Isolamento?

Escrito por: Enzo Buzatto (Enzo Buzatto)

Olá pessoal! Espero que estejam todos se cuidando e respeitando o isolamento social. No texto de hoje, vou falar um pouco sobre algumas atividades que podem ser realizadas para passar o tempo e manter o contato com a vida acadêmica. Lembrem-se que são apenas sugestões (a quarentena, por si só, já é bastante exaustiva) e peço que, caso não estejam conseguindo ser tão produtivos quanto antes, não se cobrem tanto. Falarei um pouco sobre a possibilidade de acessar materiais, aulas e cursos online e de algumas plataformas mais conhecidas.

Primeiramente, caso queiram aprender sem se comprometer com carga horária e provas, há plataformas de conteúdo aberto como a “e-Aulas” da USP, “UNESP aberta” da UNESP e “Opencourseware” do MIT (em inglês). Nessas plataformas, você terá acesso a materiais de estudo das disciplinas que te interessarem, mas não há propriamente um “curso”, não tendo avaliação nem emissão de certificados. Caso tenham interesse em certificados, algumas universidades oferecem cursos gratuitos, como a UFRGS, pelo portal Lúmina, e a nossa UFSCar pelo PoCA (portal de cursos abertos).

Para ter acesso a uma gama mais ampla de cursos, há duas plataformas principais: Udemy e Coursera. Ambas possuem aulas em diversos idiomas, com uma biblioteca bastante ampla. Nelas podem ser encontrados cursos voltados principalmente para as áreas de negócios, línguas, marketing e programação, mas no Coursera há mais opções voltadas para as ciências exatas, biológicas e engenharia. O Coursera, em particular, é a plataforma mais utilizada pelas universidades: nela, podem ser encontrados cursos de universidades como a USP, Unicamp, Stanford e Harvard. No Coursera, ainda, há a possibilidade de realizar cursos completos de graduação, além de mestrados, voltados principalmente à área de ciência dos dados e da computação, justamente por não exigir muitas atividades presenciais. Em relação aos custos, na Udemy, podem ser encontrados cursos a partir de R$40; no Coursera, há cursos tanto pagos quanto gratuitos, mas mesmo nestes há um custo para a emissão de certificados, que é opcional e varia de acordo com a duração do curso (em média, a taxa é de U$30).

Por fim, caso queiram ter acesso a artigos científicos, seja por curiosidade ou para a IC, gostaria de lembrar que a UFSCar aderiu ao sistema CAFe da CAPES, o que permite aos alunos acessar artigos de diversas revistas renomadas gratuitamente. Para fazer isso, é necessário acessar o site de periódicos da CAPES, entrar na página do sistema CAFe e selecionar para entrar pela UFSCar. Na página seguinte, basta inserir seu RA e senha do SIGA que o acesso aos artigos será liberado. Espero que minhas sugestões tenham sido úteis e que ajudem a tornar nossa situação atual um pouco menos intolerável. Lembrem-se: fiquem em casa e se cuidem!
Até a próxima!