[O PORQUÊ DA MATÉRIA] - Sistema RFID

Sistema RFID


Já pensou em uma tecnologia capaz de diminuir o tempo que ficamos esperando para passar as compras em lojas e supermercados? É exatamente essa tecnologia que vem sendo estudada há alguns anos e vamos trazer para o quadro “O Porquê da Matéria”.

Os radares utilizados na Segunda Guerra Mundial para ver a aproximação de aviões inimigos são considerados o início da tecnologia RFID. Portanto, esses radares não tinham tecnologia para identificar aviões amigos. Assim, o escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt desenvolveu a tecnologia e chegou no Sistema RFID.

Basicamente a tecnologia RFID é composta por duas partes. O transponder ou etiqueta de radiofrequência (RF) que contém o circuito da informação a ser transmitida. E a outra parte, que é uma antena e um transceptor que recebe o sinal e envia para um dispositivo que o lê.
Passiva e ativa são os tipos de etiquetas que existem para o sistema RFID. A passiva contém suas informações gravadas na hora da fabricação, só alguns modelos tendo a opção de “regravar”. Já as ativas, são mais caras, possuem bateria própria e podem ser localizadas a uma distância maior que as passivas.

Tendo todas essas informações, não é difícil pensar que as etiquetas RFID podem ter inúmeras aplicações, desde diminuir o tempo da fila em lojas e supermercados, até em aplicações médicas e veterinárias.

Citando algumas outras aplicações que seriam úteis no nosso dia a dia e que, com a tecnologia, não irão demorar muito para chegar em nossas vidas. Rastreamento de animais e cargas perdidas ou roubadas, cobrança de pedágios sem barreira, deixando o carro manter o fluxo e muitas outras aplicações podem ser exploradas com esse sistema.

Porém, por mais que essa tecnologia seja muito boa e venha sendo aplicada e desenvolvida já há alguns anos, infelizmente ela apresenta algumas desvantagens, como preço elevado, baixa segurança contra roubos e más intenções e ,por fim, suas baterias são de baixo rendimento, possuindo uma vida útil muito pequena.

Para o futuro, espera-se que essa tecnologia do Sistema RFID não substitua a tecnologia que já temos, mas coexista junto a ela. Claro que em algumas áreas ela será usada predominantemente, como em controle de grandes estoques, mas esperamos fortemente que, independentemente da utilização, ela possa ajudar a todos.