O Porquê da Matéria - Recica

Reciclagem de Isopor


Já vimos no quadro O Porquê da Matéria a importância da reciclagem para o nosso meio ambiente. Hoje, vamos falar sobre um material que faz parte do nosso cotidiano, principalmente no mundo das embalagens: o Isopor, um poliestireno expandido (EPS).

Esse material é produzido através da polimerização do estireno, as pérolas obtidas são expandidas por meio de vapor, podendo chegar até 50 vezes o seu tamanho original. Assim, ao final do processo, o material pode apresentar até 98% do seu volume de ar e apenas 2% de poliestireno.

Diferente do que muitos pensam, o isopor pode sim ser reciclado! A reciclagem pode ser: energética, gerando energia elétrica térmica; mecânica, produzindo novos objetos; ou química, sendo aplicado na fabricação de colas e solventes. Os processos consistem basicamente em 5 etapas, alterando apenas a transformação final para os diferentes tipos de reciclagem:

  1. Moagem;
  2. Aglutinação por meio de calor e atrito;
  3. Extrusão do material em filetes;
  4. Granulação;
  5. Transformação.

Vale ressaltar que embora o isopor seja 100% reciclável, a sua logística reversa se torna mais complexa devido ao seu alto volume e baixo peso - a densidade do isopor é de cerca de 50 kg/m³, logo, o custo benefício do transporte desse material é muito baixo no contexto do descarte. Porém, existem empresas que incentivam o descarte correto, através de pontos de coleta voluntária (PEVs), onde o EPS coletado é encaminhado para reciclagem.

Outra solução que vem sendo adotada é a incorporação do isopor moído em argamassas e concreto, dessa maneira, além do peso da massa ser reduzido, o material contribui para o isolamento térmico de construções.

Fontes:
http://eps.plastivida.org.br/reciclagem_processo
https://trashin.com.br/afinal-de-contas-isopor-e-reciclavel/
http://www.epsbrasil.eco.br/noticia/view/83/o-eps-isopor%C2%AE-e-reciclavel-entenda-o-ciclo-de-vida-desse-material.html
https://www.mundoisopor.com.br/sustentabilidade/o-eps-isopor-e-reciclavel-entenda-o-ciclo-de-vida-desse-material
https://www.knauf-isopor.com.br/corporativo/sustentabilidade/