O Porquê da Matéria: O que posso colocar no micro-ondas?

O Porquê da Matéria - Micro-ondas - Foto 1O Porquê da Matéria - Micro-ondas - Foto 2O Porquê da Matéria - Micro-ondas - Foto 3

        Uma nova série de posts se inicia hoje com o nome “O Porquê da Matéria”, cujo objetivo é explicar diferentes situações cotidianas e até eventos históricos do ponto de vista da Engenharia de Materiais, ressaltando sua importância no dia-a-dia de todos. No nosso primeiro post vamos abordar o porquê alguns materiais não devem ser utilizados no forno de micro-ondas.

        • Por que não se deve colocar alguns materiais no micro-ondas?

        Alguns materiais não são projetados para serem utilizados no micro-ondas, o que pode trazer riscos à saúde e até provocar acidentes. No caso de alguns polímeros, quando expostos ao calor, eles podem liberar substâncias prejudiciais ao nosso organismo, como é o caso dos ftalatos e do bisfenol (BPA). O primeiro é um plastificante utilizado para aumentar a flexibilidade do material, e que em contato com o organismo afeta os hormônios e o nosso metabolismo, sendo associado a problemas como asma, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e desregulação de hormônios da tireoide. Além disso, sabe-se que o bisfenol (BPA) também está relacionado a problemas relacionados aos hormônios. Por outro lado, também existem materiais poliméricos produzidos com um maior cuidado na escolha dos aditivos, para que ele possa ser utilizado no micro-ondas. Sendo assim, para saber se o material pode ser utilizado, recomenda-se a consulta com o fabricante.

        Já com relação aos metais, eles são ótimos condutores de eletricidade e refletem a radiação emitida pelo aparelho. Com isso, um campo elétrico concentrado pode ser produzido nos cantos ou nas bordas de um objeto metálico no interior do forno, ionizando o ar nessa região. Assim, pequenos estouros e faíscas podem ser observados, o que pode produzir um incêndio. Dessa forma, não é recomendado a utilização de metais, como por exemplo o alumínio, no forno de micro-ondas.

        Por fim, os materiais cerâmicos e os vidros, em geral, são bem recomendados para essa aplicação. No entanto, não são todos os materiais entre eles que podem ser utilizados e é preciso cuidado, pois a utilização do material no forno pode provocar sua fratura. Dessa forma, a consulta com o fabricante é de suma importância para garantir a segurança durante a aplicação, seja o material polimérico, metálico, cerâmico ou vítreo.