O Porquê da Matéria: Latas amassadas, podemos consumir?

Mito das Latas Amassadas


Hoje, no dia 1º de abril, na série "O Porquê da Matéria" vamos desvendar um dos grandes mitos do nosso cotidiano: Latas amassadas, podemos consumir?

Provavelmente já se ouviu falar sobre a não recomendação do consumo de alimentos cujas latas estejam amassadas, devido a possibilidade do destacamento do verniz interno, havendo a contaminação do produto, seja por migração dos metais da lata para o alimento, ou pela contaminação microbiológica por microfuros na embalagem. Por conta das evoluções na ciência e engenharia de materiais, isso ficou no passado. Atualmente as latas possuem um revestimento elástico, que acompanha deformações e amassamentos. Esse verniz interno é especificado de acordo com o produto armazenado, levando em conta todos os processos de transformação da lata.

Os aços, base das embalagens metálicas, são materiais de alta resistência mecânica, que permitem o empilhamento e transporte seguro das latas, sendo revestidos de uma fina camada de estanho ou cromo, para proteger o aço da oxidação. Atualmente as embalagens possuem formas diversas e frisos aplicados no corpo, essas são deformações mecânicas que requerem um desempenho superior do verniz, assim, pode-se afirmar que muitas das etapas de produção das latas exigem mais da película protetora do que os próprios amassamentos. Outro exemplo é a fixação da tampa, no qual o material sofre uma conformação de 180º sem comprometer a qualidade do conteúdo.

As latas de aço possuem uma série de vantagens frente a outras embalagens de acondicionamento, por serem hermeticamente fechadas - impedindo o contato do conteúdo com a luz e oxigênio, e também, em sua maioria, terem o alimento cozido na própria lata, permitem que as qualidades nutricionais sejam preservadas por até 5 anos.

Portanto, é possível consumir alimentos cujas latas estão amassadas, desde que a posição do amassamento não seja na junção do corpo com a tampa ou fundo, pois pode acarretar na perda da hermeticidade, que protege o alimento dos agentes externos.


Fontes:
http://abeaco.org.br/central-de-aprendizado/
https://ital.agricultura.sp.gov.br/arquivos/cetea/informativo/v13n1/v13n1_artigo3.pdf
https://foodsafetybrazil.org/latas-amassadas-e-a-seguranca-de-alimentos/