O Porquê da Matéria - Filtros de barro

Filtro de barro 1

        O filtro de barro está presente na casa de muitos brasileiros. O que nem todos sabem é que ele é uma invenção nossa: no Brasil da virada do século XIX para o XX, a água comumente era de baixa qualidade, o que  ocasionava uma série de doenças. Não se sabe ao certo quem teve a brilhante ideia, mas, dentre os imigrantes, especialmente portugueses e italianos, era comum que trouxessem filtros de água, pois esses já existiam na Europa. Eram equipamentos bem rudimentares, feitos de pedra porosa, sendo os filtros feitos de metal ou pedra. Porém, no interior de São Paulo, havia jazidas de argila de qualidade que faziam bons utensílios. Dessa forma, surgiu a ideia de utilizar esse material para fabricar os filtros.

        Primeiramente, os filtros eram compostos por uma vela feita de cerâmica porosa, advinda da argila paulista, que era colada com breu e cera. Atualmente, esses filtros contêm uma camada da cerâmica porosa, carvão na parte interna e também prata coloidal, que é bactericida e purifica a água. O carvão tem como função retirar parte do cloro que está na água. A camada cerâmica tem a função de manter a água a uma temperatura agradável, mais baixa que a do ambiente, graças à permeabilidade e porosidade do material.  

Fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/06/filtro-de-barro-invencao-brasileira-e-um-dos-melhores-do-mundo.html

.