[O PORQUÊ DA MATÉRIA]- COMO FUNCIONAM OBJETOS FLUORESCENTES

1.png

Fluorescência é o nome que atribuímos ao fenômeno que acontece quando uma substância que emite luz é  exposta a radiação ultravioleta, raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

A fluorescência ocorre quando um elétron, ao ser excitado pela radiação incidente, transita de uma camada eletrônica menos energética para uma camada mais enérgica, e no momento em que para de ser excitado, retorna para a camada de origem, liberando a energia excedente em forma de energia luminosa.

Portanto, a fluorescência é um fenômeno considerado instantâneo, pois ocorre somente quando a substância é  exposta à uma fonte de radiação, diferente da fosforescência, que consiste nos casos onde a conversão de energia ocorre lenta e gradualmente por períodos posteriores ao término da exposição à fonte de energia

Podemos observar esse fenômeno em objetos simples do nosso cotidiano, como placas de trânsito, que emitem luz ao serem iluminadas pelo farol dos carros, em coletes utilizados por diversos trabalhadores, como guardas de trânsito, e principalmente nas famosas lâmpadas fluorescentes.

No caso da lâmpada fluorescente, ela é revestida internamente por um material fluorescente à base de fósforo, dessa forma, quando ocorre a descarga elétrica, essa substância é excitada com a radiação ultravioleta, produzindo luz visível. No momento em que a lâmpada é desligada, a emissão de energia é suspensa.

Tanto  a fluorescência quanto a fosforescência, são considerados casos especiais de luminescência, pois diferente da termoluminescência, ocorre em baixas temperaturas, sem a necessidade de esquentar o material em questão, e difere também da bioluminescência.

A bioluminescência ocorre com uma reação química, onde a energia química dos seres vivos é transformada em energia luminosa e o organismo vivo produz e emite luz fria, sem a produção de calor.