[O PORQUÊ DA MATÉRIA] Como funcionam as embalagens de iogurte?

[O PORQUÊ DA MATÉRIA]


        Todo mundo já se rendeu ao prazer que é lamber a tampa do iogurte depois de abrir, não é mesmo? Mas você já parou pra pensar do que são feitas essas tampas? E porque elas não são de plástico assim como o copo?
        Esses selos precisam agir como protetores das bebidas lácteas e para esse propósito é utilizado o alumínio. Esse material confere rigidez, resistência térmica, boa condução térmica, excelente qualidade de impressão e boa ductilidade. E se você é daqueles que lambe essa tampinha e depois joga no lixo comum, repense! Ela também é reciclável.
        A empresa japonesa Toyo Aluminium, a fim de evitar o desperdício de produto, desenvolveu uma tecnologia que evita que o iogurte fique aderido à tampa e foi inspirada na estrutura da folha de lótus, que repele a água da chuva. Segundo os pesquisadores, na lótus, o ângulo de contato entre a folha e a borda da gota d’água é de cerca de 150 graus, o que impede a retenção de água. A partir dessa descoberta, os japoneses projetaram uma superfície de tampa com ângulo de 170 graus, ainda maior que o da natureza.
        Segundo a companhia criadora da tecnologia, ao longo de um ano, a quantidade de iogurte grudado nas tampas é equivalente ao volume consumido na África. Por outro lado, alguns acham essa tampinha “estraga-prazeres”. E você, o que acha disso?

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/.../a-ciencia-contra-o-prazer.../



danone3danone2danone4