[MATERIAIS INOVADORES] - Vigas de Plástico Reciclado

Materiais Inovadores - Viga de plástico

[MATERIAIS INOVADORES]

VIGAS DE PLÁSTICO RECICLADO

O quadro Materiais Inovadores de hoje irá abordar a aplicação de um material diferente na fabricação de vigas, que propõe grandes mudanças com relação aos utilizados atualmente no setor de construção. O projeto contou com pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, que avaliaram a utilização de material polimérico na fabricação de vigas para o setor de construção, substituindo materiais consolidados há um bom tempo, como o aço e o concreto.

Para a obtenção das vigas, a impressão 3D foi utilizada, formando-se pequenos blocos de material polimérico. Considerando que tais blocos são mais fáceis de transportar, as vigas seriam fabricadas a partir de sua junção, com a adição de elementos que garantem as propriedades como a rigidez da estrutura.

O processo de impressão forma uma estrutura interna nos blocos, chamada de favo de mel, que apresenta uma geometria alveolar. Tal estrutura garante a rigidez da estrutura e permite a redução do material polimérico utilizado. Além disso, segundo o professor José Ramón Albiol, da Escola Técnica Superior de Engenharia de Edifícios (ETSIE) da universidade citada anteriormente, essa geometria é inspirada no osso humano, mais especificamente na região da epífise. Com isso, é garantido ao sistema um baixo peso estrutural, mas uma grande resistência mecânica.

Por fim, os criadores da técnica preveem diversas vantagens na utilização de tais vigas, como por exemplo, a redução em até 80% no peso das vigas, quando comparadas às de concreto ou metal. Sendo assim, seu transporte se torna muito mais fácil e rápido, considerando também que elas são muito mais fáceis de instalar em qualquer lugar, reduzindo os custos de mão de obra. Por fim, o processo também conta com a utilização de material plástico reciclado como matéria prima, o que resulta num menor custo e um olhar mais sustentável para o meio da construção.

Fonte: https://engenhariae.com.br/tecnologia/vigas-de-plastico-reciclado-impressas-em-3d-superam-vigas-de-concreto-e-de-aco-video?fbclid=IwAR1dTs_K3fujRaNdrZNjhN6trI3N5covqD-rZ3PpF7QjmlK7vbLf0RiEGXA