[MATERIAIS INOVADORES] - Ultra Thin Glass: o vidro dobrável da tela dos smartphones

materiais inovadores - ultra.png

        No ano de 2019, a marca coreana de celulares Samsung lançou uma linha de celulares dobráveis, de modo que essa categoria de smartphone ganhou maior visibilidade no ano de 2021. O que chama a atenção dos consumidores é sua inovadora tela que, mesmo sendo de vidro, é capaz de dobrar sem fraturar e desafia as propriedades mecânicas dos vidros convencionais. Então, como é possível a tela de vidro se dobrar? 

        O Ultra Thin Glass é um vidro não convencional produzido pela empresa alemã Schott. O segredo desse material está na espessura, de modo que ele precisa ser muito fino para poder ser flexível. Além desse fator, mesmo com o vidro dobrado, ainda não existe uma dobra completa, tal que apenas as extremidades superiores e inferiores se encontram, mas não o meio da tela, ficando um pequeno espaço nessa região que possibilita, consequentemente, a dobra sem que a tela quebre.

        Além disso, o vidro ainda passa por processos como tratamento e temperamento para tornar-se menos suscetível a arranhões e possíveis trincas. A questão que acaba vindo à tona é sobre a durabilidade do material e da fragilidade que esse possui: a fabricante garante que a tela pode ser dobrada milhares de vezes sem prejuízos, mas, como qualquer tela de smartphone, a Ultra Thin Glass deve ser bem cuidada e usada de maneira adequada.