[MATERIAIS INOVADORES] - Trens que Flutuam

Maglev

Quando paramos para assistir filmes, séries e desenhos com temática futurista, é comum nos depararmos com carros, motos e outros meios de transporte apresentando um funcionamento muito diferente daquele que vemos em nosso dia a dia. Contudo, essa utopia futurista está mais próxima do que imaginamos, de forma que, já existe no Japão e em alguns outros países, como a China, um trem que funciona por meio de levitação, alcançando incríveis 603 km/h .

O Maglev (termo utilizado para abreviar “levitação magnética”) que explicaremos a seguir, é um projeto japonês e que está em fase de testes e vem apresentando resultados satisfatórios, que trazem grandes expectativas em virtude dos inúmeros benefícios que esse novo meio de transporte pode trazer à humanidade. Os trens de levitação magnética podem se tornar o meio de transporte terrestre mais rápido existente, isso impactaria em viagens mais rápidas, menor consumo de energia, além de possibilitar que os passageiros paguem um valor menor em seu itinerário em comparação ao transporte por aviões. Outro benefício desse tipo de veículo é a menor incidência de manutenções quando comparado aos trens convencionais.

Em relação ao seu funcionamento, nos arredores do trem existem bobinas em forma de 8 e que possuem eletroímãs normais, enquanto nos maglevs temos eletroímãs supercondutores a temperaturas muito baixas. Essas condições geram uma grande força de repulsão e campo elétrico que proporcionam a levitação do trem, além de sua estabilidade acima dos trilhos e movimentação para frente. O trem ficará em contato com o solo por meio de pneus de borracha até a velocidade de 150 km/h, a partir de então as rodas irão se contrair e a força magnética fará com que o trem levite, deixando-o a cerca de 10 cm acima do solo. Como consequência da inexistência de atrito entre o trem e os trilhos, ocorre um elevado ganho de velocidade, até por volta de 603 km/h, velocidade máxima alcançada pelos maglevs até então.

Fonte:
www.jrailpass.com/blog/maglev-bullet-train
https://science.howstuffworks.com/transport/engines-equipment/maglev-train.htm
https://www.youtube.com/watch?v=sFz0c8xd2fA
https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/221424-china-lanca-trem-levitacao-magnetica-viaja-600-km-h.htm
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funcionam-os-trens-que-flutuam-sobre-os-trilhos/