[MATERIAIS INOVADORES] - Tinta que absorve poluição

Materiais inovadores- tinta

[MATERIAIS INOVADORES]

        As grandes cidades e metrópoles expelem cultura e inovação a cada centímetro de seu espaço. Sendo um epicentro de diversidade devido à quantidade de pessoas que lá vivem, esses centros urbanos crescem cada vez mais em todos os aspectos - demografia, espaço, infraestrutura, desigualdade, arte, poluição, etc.

        Pensando em como solucionar um dos problemas dessas consequências acima, o cientista italiano Máximo Bernardoni criou uma tinta que absorve a poluição, juntando dois símbolos significativos das cidades: a arte e a poluição.

        O primeiro experimento feito por Bernardoni se deu em um túnel em Roma, onde foram feitas as análises da presença de gases poluentes antes e depois da aplicação da tinta. Os dados apontaram uma redução de 51% desses gases.

        A tinta contra a poluição é feita à base de cimento, que é associado a um princípio ativo fotocatalítico, conferindo ao material a capacidade de absorção de gases poluentes como CO₂. Ao ser estimulado pela luz - tanto natural quanto artificial - os ativos fotossensíveis, como o dióxido de titânio, começam o processo de absorção, reduzindo em cerca de 50% o nível desses poluentes no ambiente.

        O procedimento de criação da tinta transcorreu-se  por mimese da natureza, visto que Bernardoni se inspirou no processo de fotossíntese, no qual, devido à luz do Sol, a água e o gás carbônico são convertidos em moléculas de oxigênio e glicose. A Tinta, por sua vez, faz uso da energia luminosa para transformar esses poluentes do ar em moléculas de sal, produzindo oxidantes radicais que interagem com essas partículas.

        Estudos mostraram que uma parede de 1m2 pintada com a tinta absorvente apresenta eficiência fotossintética similar a de uma árvore grande. Os gases produzidos por automóveis durante um ano podem ser eliminados com apenas 100 m2. A Tinta também pode atuar eliminando bactérias, vírus e fontes de mau cheiro em residências.

        Estão sendo feitos testes para a aplicação da tinta em superfícies metálicas, fazendo com que, em um futuro próximo, carros possam atuar nesse processo de redução de gases poluentes, os quais eles mesmos produzem.

        Embora a tinta seja uma grande inovação por possuir resultados semelhantes aos das árvores, é notório ressaltar que não podemos substituir as árvores, visto que sua importância não se resume a filtrar a poluição gerada pelo ser humano, pois são uma parte imprescindível do ecossistema que vai muito além da existência da humanidade.

        Mas, com certeza, a Tinta que absorve a poluição será uma grande contribuição para os locais que sofrem com a escassez de verde e o excesso de poluição. No lugar do verde, nos murais que recobrem as cidades estarão novas cores, atuando nesse processo de redução de gases poluentes e abrindo espaço para expressão da cultura, em uma perfeita simbiose.

Por mais antagônico que seja, pintaremos cores em meio ao cinza.

Fontes:

https://meioinfo.eco.br/tinta-que-absorve-poluicao/

https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/cientistas-da-italia-criam-tinta-que-absorve-poluicao

https://vivagreen.com.br/greenarq/os-maravilhosos-murais-que-consomem-poluicao-atmosferica-e-purificam-o-ar/