Materiais Inovadores - Prótese Ortopédica Inovadora

Materiais Inovadores Prótese Ortopédica

No quadro Materiais Inovadores de hoje, falaremos sobre uma ideia brilhante de um jovem estudante brasileiro, Lucas Strasburg, que desenvolveu uma prótese ortopédica a partir de material reciclado.

O pesquisador, que é natural de Novo Hamburgo/RS, disse em entrevista que se sentiu comovido ao ver a situação de um homem amputado que se locomovia com dificuldade, auxiliado por uma muleta. Atualmente no Brasil, a maior parte das próteses ortopédicas provém da importação, que encarece o produto. Também há as próteses que podem ser adquiridas via SUS, todavia a espera é maior e a prótese disponibilizada não possui qualidade equivalente à das importadas.

Logo, a ideia de uma prótese acessível e de qualidade, produzida no país surgiu e Lucas iniciou suas pesquisas. Ele e seu colega, Eduardo Trierweiler Boff, decidiram criar o novo tipo de prótese durante o Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Técnico em Mecânica.
Lucas, então, fundou uma empresa, a Revo Foot, com objetivo de comercializar sua prótese feita de PET reciclado no mercado brasileiro.

Atualmente a empresa vende essa solução mais prática e de melhor custo. Cabe lembrar que a ideia do protótipo de PET reciclado rendeu prêmios fora do país, como no MIT.

Fonte: