[MATERIAIS INOVADORES] - Pista de Atletismo

Materiais Inovadores - Pista de Atletismo


Não é de hoje que muita tecnologia está envolvida quando se trata das Olimpíadas, assim, não seria diferente quando falamos sobre as pistas de atletismo.

As pistas das competições, antes feitas de superfícies de saibro ou grama, atualmente podem ter seu revestimento composto de grânulos de borracha, piso modular e manta de borracha, materiais esses que contribuem para o melhor desempenho do atleta e maior durabilidade.

A empresa Mondo, criadora de percursos em 12 jogos olímpicos, desenvolveu uma pista, chamada de MONDOTRACK WS, especialmente para o Estádio Olímpico de Tóquio, com uma tecnologia que contribui ainda mais para a performance dos atletas. A superfície da pista possui grânulos de borracha tridimensionais especificamente projetados. Além disso, abaixo da borracha vulcanizada - que torna o material mais compacto e eficiente devido às fortes ligações intermoleculares - há camadas de ar que auxiliam na absorção do impacto da pisada, assim a energia armazenada é liberada em uma resposta cinética imediata, impulsionando o corredor.

Segundo o atleta estadunidense dos 400 metros com obstáculos Sydney McLaughlin “Algumas pistas absorvem seu movimento e sua força. Esta a regenera e a devolve para você. Definitivamente dá para sentir isso”. O atleta Kyrion McMaster, também concordou sobre a tecnologia da pista: “É incrível. Ao longo da corrida não parecia que estava correndo na pista".

Fontes:
https://canaltech.com.br/inovacao/pista-de-atletismo-de-toquio-tem-tecnologia-que-melhora-desempenho-do-atleta-191475/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-08/toquio-atletismo-olimpico-tem-dia-incrivel-com-quebra-de-recordes
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/07/29/olimpiada-de-toquio-2021-como-a-ciencia-ajuda-corredores-a-quebrar-a-barreira-historica-dos-10-segundos.ghtml