[MATERIAIS INOVADORES] - Madeira Laminada Cruzada (Cross Laminated Timber)

CLT

Foto por Alison Brooks


A madeira foi um dos primeiros materiais a serem dominados pelos seres humanos. Porém,e se nós te disséssemos que uma inovação no campo madeireiro promete diversificar seu uso, permitindo o emprego do material em pequenas e grandes construções sendo, ainda, mais sustentável do que as opções atuais?

É isso que o CLT (Cross Laminated Timber), ou Madeira Laminada Cruzada, garante. Originado na Áustria em meados da década de 90, um painel de CLT consiste em uma série de camadas de madeira coladas e submetidas a grandes pressões, organizadas de madeira perpendicular, sendo que o número de camadas varia entre um mínimo de 3 e um máximo de 9. A maneira que o painel é construído permite que ele suporte grandes cargas tanto em suas superfícies quanto em suas bordas, e isso tudo é aliado ao fato de que o sua matéria-prima (madeira) apresenta baixíssima densidade de massa. Dessa forma, o CLT possui uma relação peso-carga imensa, sendo assim um material adequado para a construção de grandes estruturas com pesos reduzidos.

Além de ser aprovado para construções pesadas, outro grande diferencial do CLT é sua sustentabilidade: estudos comprovam que a produção de um edifício de CLT tem uma melhor eficiência energética e menor emissão de gases do efeito-estufa do que construções tradicionais de concreto. Ainda, ao contrário da maioria dos materiais comumente empregados na construção civil, o CLT é reutilizável , o que aumenta seu valor na indústria, uma vez queque a sustentabilidade está em pauta como nunca esteve antes.

Devido aos pontos positivos citados acima, o uso do CLT vem crescendo de maneira exponencial na Europa e já dá seus primeiros passos em países como Estados Unidos, Japão e Brasil para crescer mundialmente. No mercado nacional já é possível encontrar empresas especializadas na produção e construção de edifícios de CLT, isso aliado a grande indústria de reflorestamento no Brasil pode gerar uma rápida popularização do material por aqui.

E aí, você sabia que a madeira era capaz de fazer tudo isso? Conta pra gente nos comentários!

Fontes:

  • Sandoli, A.; D’Ambra, C.; Ceraldi, C.; Calderoni, B.; Prota, A. Sustainable Cross-Laminated Timber Structures in a Seismic Area: Overview and Future Trends. Appl. Sci. 2021, 11, 2078. https://doi.org/10.3390/app11052078
  • Madeira Laminada Cruzada: o que é e como utilizá-la (https://www.archdaily.com.br/br/893433/madeira-laminada-cruzada-o-que-e-e-como-utiliza-la)