[MATERIAIS INOVADORES]
Já imaginou como seria se pudéssemos ver como está nossa saúde em tempo real e em qualquer lugar? Isso pode se tornar realidade graças aos pesquisadores da Universidade de Chicago que estão produzindo um chip capaz de fazê-lo.
Esse chip tem o objetivo de facilitar a vida dos pacientes, pois com ele não há necessidade de ir ao hospital periodicamente. Podendo ser medido remotamente, níveis de oxigênio, açúcar, metabólitos e moléculas imunológicas no sangue das pessoas.
Os pesquisadores procuram projetar um chip capaz de utilizar a IA (inteligência artificial) junto com as informações coletadas dos pacientes para se ter uma melhor análise do que possa estar acontecendo com eles. Também procuraram fazer um chip totalmente vestível e integrado perfeitamente à pele.
Foi feito um teste muito bem sucedido com o chip. Dados de um ECG (eletrocardiograma) foram fornecidos e o chip mostrou classificar com precisão os batimentos cardíacos, independentemente dele estar esticado ou dobrado, e com base em informações em tempo real, o dispositivo mostrou tomar decisões inteligentes sobre o ajuste dos níveis de medicação.
Por mais que ainda seja uma pesquisa inicial para integração de IA com eletrônicos vestíveis, a equipe espera testar o poder do dispositivo na avaliação de padrões de saúde e doença, enviando alertas para pacientes ou médicos e ajustando automaticamente medicamentos. Esperamos que essa nova tecnologia possa funcionar, porque ajudará muitas pessoas.