[EXPLICANDO A MATÉRIA]: Mecanismos de Endurecimento

94.png

[EXPLICANDO A MATÉRIA]

O assunto do Explicando A Matéria de hoje será uma introdução aos mecanismos de endurecimento. 

As propriedades mecânicas dos aços são resultantes da interação entre os diferentes mecanismos de endurecimento envolvidos, entre eles nós podemos citar 5 mecanismos diferentes: 

1 - Transformação de fase;

2 - Solução sólida;

3 - Encruamento;

4 - Refino de grão; 

5 - Precipitação.

  • Endurecimento por refino de grão, os contornos de grão são barreiras que atrapalham a movimentação das discordâncias, portanto, uma discordância não consegue atravessá-los.O material que possui grãos pequenos é mais duro e mais resistente do que um material que possui grãos maiores, dado que ele possui uma maior área total de contornos de grão para atrapalhar o movimento das discordâncias. Esse é o único mecanismo de endurecimento que também aumenta a tenacidade do material.
  • O endurecimento por precipitação, consiste em um tratamento térmico que tem o intuito de precipitar uma segunda fase no material, na forma de precipitados finos e bem distribuídos, a partir de uma solução sólida supersaturada, possui o objetivo de aumentar a resistência mecânica.
  • O endurecimento por solução sólida, é uma técnica utilizada para aumentar a resistência de materiais, consiste na inserção de elementos químicos diferentes daqueles que compõem a matriz do material que se deseja endurecer. 
  • Endurecimento por encruamento, é a técnica pela qual um metal dúctil se torna mais duro e mais resistente quando submetido à deformação plástica, também conhecido como endurecimento por trabalho, por muitas vezes ocorrer em temperatura ambiente pode ser também ser nomeado de trabalho a frio.
  • Endurecimento por transformação de fase, através de tratamentos térmicos pode ser feita a formação de microconstituintes mais resistentes.