Explicando A Matéria: Ensaios Mecânicos

Expicando a Materia: ensaios mecanicos

        No Explicando a Matéria dessa semana iremos abordar um tema muito importante no universo dos materiais: os ensaios mecânicos. Alguns materiais são sujeitos a esforços durante sua aplicação, sendo muitas vezes a função destes resistir a tais esforços. Portanto, faz-se necessário compreender como eles reagem, e isto é feito por meio de ensaios mecânicos. 

        Há três tipos de ensaios que são usuais: o ensaio de tração, o ensaio de compressão e o de cisalhamento. O que difere esses ensaios é como a carga é aplicada em cada um deles. Dessa forma, diferentes propriedades dos materiais podem ser avaliadas, de acordo com o que se deseja. 

        No ensaio de tração as extremidades do corpo de prova são fixadas de modo que ele seja tracionado uniaxialmente e se deforme em relação ao seu comprimento, causando o alongamento da peça até a fratura ou deformação plástica. Assim, pode-se verificar seu comportamento frágil ou dúctil e traçar sua curva tensão-deformação.

        Outro ensaio importante para obtenção de propriedades mecânicas é o ensaio de compressão. Nele, o corpo de prova é comprimido e são mensuradas a deformação e a tensão, bem como no ensaio de tração. Esse tipo de ensaio é usual para materiais frágeis, como o concreto. 

        Por  fim, temos o ensaio de cisalhamento. Aqui, o corpo de prova é sujeito a  tensões de cisalhamento, ou seja, ao resultado de forças transversais, aplicadas em sentidos opostos, de modo tangente a secção reta. Logo, a deformação também se dá em um eixo tangente à secção reta. O ensaio é feito com duas placas que deslizam de modo a aplicar a carga. É um ensaio usado em peças como pregos e parafusos e também em fitas adesivas, pois estes sofrem forças cortantes em suas aplicações. 

Expicando a Materia: ensaios mecanicos 2

Expicando a Materia: ensaios mecanicos 3