[20ª EDIÇÃO] Um período de transição: A troca de gestão do Jornal A Matéria

Texto por: Fernanda Cunha, Kayque Fernando, Laura Carpanez e Pietro Bortolini

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       Em maio de 2015, 5 alunos de engenharia de materiais se sentaram numa sala para discutir uma ideia um tanto quanto ambiciosa: a criação de um jornal para o Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Este jornal, ainda sem nome na época, teria o objetivo de informar aos alunos do DEMa sobre todos os eventos, oportunidades e novidades que viessem a ocorrer no departamento. Se perguntássemos a estes alunos na época, eles provavelmente não imaginariam que, dentro dos próximos 6 anos, o Jornal A Matéria não só lançaria 19 edições abordando as mais diversas pautas, mas também realizaria memoráveis eventos de lançamento, faria a cobertura de diversos congressos, manifestações, premiações, jogos esportivos etc. Mas como uma ideia tão despretensiosa veio a se tornar o orgulhoso e bem-sucedido projeto de extensão que conhecemos hoje? Para conhecer a história completa, teríamos que revisitar não só os fundadores do jornal, mas também a experiência de cada aluno que passou pela equipe.
        Apesar das diversas transformações que vivemos, o princípio do jornal permanece: promoção da comunicação entre os alunos e o departamento - ou, como sempre dizemos, “um projeto feito por alunos para os alunos”. Por este motivo, nossa equipe sempre teve a liberdade de refazer conceitos, reconstruir tradições, explorar novos temas e novas formas de comunicação e usar toda a criatividade e força de vontade para fazer o projeto crescer. Felizmente para nós, este crescimento não é unilateral: o progresso do Jornal acompanha o desenvolvimento pessoal de cada aluno que já participou deste projeto. Como um verdadeiro time, em que cooperação e solidariedade são parceiros, o Jornal A Matéria evolui à medida que seus membros evoluem - a cada edição, cada lançamento, cada pequeno passo dado - e assim ambos caminham juntamente, criando um laço inquebrável.
        Refletindo sobre as mudanças no projeto, não podemos deixar de mencionar uma das mais recentes e, ousamos dizer, uma das mais intensas: a conversão para o trabalho 100% online, advindo da pandemia. Sem as edições físicas, as coberturas de eventos e os nossos tão amados lançamentos, o projeto teve que passar por diversas adaptações, exigindo da nossa equipe um esforço conjunto e uma boa dose de criatividade. Mas as melhores mudanças vieram em novembro, quando 9 novos membros entraram para equipe do A Matéria, cheios de empolgação, proatividade e ideias novas para fazer o projeto evoluir ainda mais. A entrada dos novos integrantes causou uma revolução na equipe, pois trouxe algo que o auge da pandemia vinha tirando de nós aos poucos: a motivação. Com isso, nossa equipe, com membros novos e antigos, estava novamente motivada a ensinar e aprender, a arriscar e errar, a apostar em ideias inovadoras e encarar novos desafios. Desde então, o clima do projeto se refez e as mudanças, que passaram a ser temidas, eram novamente bem-vindas.
        Além da entrada de novos integrantes, este último ciclo do Jornal também foi marcado pela despedida de vários membros que já estavam conosco há um bom tempo. No ano passado, dois membros extremamente queridos encerraram seu tempo no nosso projeto: Luisa Coelho, que tanto trabalhou e colaborou com a pasta do Financeiro, em momentos de grande dificuldade, abraçando a causa sem hesitar; e Vinicius Sasaki, nosso querido fotógrafo e membro da Comunicação e Eventos, que eternizou tantos momentos incríveis da história do Jornal em suas lentes. E neste ano, começamos a nos despedir de outros membros que tanto contribuíram para o crescimento do Jornal e para que chegássemos onde estamos hoje: Gabriela Mayer, nossa ex-diretora da pasta de Edição, que se dedicou ao Jornal de corpo e alma, sempre com enorme dedicação e capricho, sendo a responsável pela diagramação tão perfeita do Jornal que chega até as mãos de todos vocês, e que trouxe não só grandes mudanças para a sua pasta, como para o Jornal como um todo; Enzo, membro da pasta da Edição que nos ensinou tanto em seus 3 anos de projeto e enriqueceu nosso Jornal e nossas reuniões com suas curiosidades incríveis e comentários ricos; Camila Miho, nossa ex-diretora da pasta de Financeiro, que tanto se dedicou pela equipe em meio à pandemia para manter o Jornal em movimento e a equipe engajada, e que foi a peça fundamental para estruturação do nosso amado site; e, por fim, mas de forma alguma menos importante, Laura Carpanez, ex-coordenadora do Jornal por dois anos, cuja trajetória no projeto se iniciou na pasta de Recursos Humanos e é marcada por dedicação e amor extremos pelo Jornal, o que resultou em uma coordenação que tanto motivou a equipe, mesmo durante a pandemia, e que levou ao crescimento do Jornal e à aproximação dos membros da equipe. Nenhuma despedida é fácil, muito menos quando são pessoas tão incríveis que tanto trabalharam pelo projeto, mas a contribuição de cada um estará para sempre presente em nosso Jornal, como uma marca que não se apaga, assim como o Jornal sempre estará presente em vocês, onde quer que estejam, em aprendizados ou memórias.
        Todavia, assim como ciclos se encerram, outros se iniciam, e uma nova gestão extremamente motivada, já deu início a seus trabalhos, em um novo modelo, adaptado para suprir as necessidades atuais: a divisão da pasta da edição em dois coordenadores, Augusto da Veiga e Eduardo Bouhid, em que o primeiro está dando continuidade na gerência e organização das produções de texto para os lançamentos, enquanto o segundo está se dedicando mais a uma espécie de relações públicas, um elo entre as demandas do departamento e a novos modelos de texto. Fica a cargo de Pietro Bortolini dar continuidade à administração das finanças do projeto, procurando novas maneiras de captação e utilização de recursos de forma a atender as necessidades do Jornal e de seus membros. Matheus Santiago ficará responsável por toda a parte de mídias, marketing e divulgação do nosso trabalho e também terá de se reinventar para cada vez mais engajar a equipe nesta temporada virtual. Kayque Santos dará continuidade a um trabalho que ele mesmo já vinha desempenhando, de observar e acompanhar individualmente os membros, para garantir que todos estejam devidamente confortáveis e motivados com os seus papéis dentro do projeto. Por fim, a tão atenciosa Fernanda Cunha terá a função de maior responsabilidade, estar à frente do A Matéria resolvendo todos os trâmites burocráticos e acompanhando de perto as atividades das pastas, garantindo a constante evolução de todos, assim como na edição, em uma cogestão, com Kayque a auxiliando no papel de vice coordenador geral.
        Hoje, olhamos com muito carinho e orgulho para cada realização do Jornal A Matéria. Nossa história - cheia de altos e baixos, erros e acertos, aprendizados e obstáculos - é uma matéria escrita por diversos autores. Por isso, gostaríamos de expressar nossa eterna gratidão a cada professor e T.A. que nos apoiou e nos ajudou, a cada empresa ou projeto que acreditou e investiu na nossa iniciativa e, é claro, a cada aluno que mostrou seu apoio ao comparecer nos lançamentos, ler nossos textos, deixar sugestões e participar dos nossos eventos e atividades. Toda conquista realizada até aqui se deve ao apoio e carinho de todas essas pessoas. Por fim, deixamos um agradecimento especial a cada pessoa que passou pela equipe do Jornal, desde o seu início, e deu seu sangue para vê-lo crescer e se tornar o que é hoje. Todos os membros e ex-membros que vestiram nossa camisa deixaram um pedacinho de si entre as páginas desta história e serão sempre lembrados como as pessoas que fizeram tudo isto acontecer.

[Texto retirado da 20ª Edição do Jornal A Matéria, disponível em: bit.ly/EdicoesAMateria]