[17ª Edição] Curiosidades: Materiais do Espaço

Materiais do Espaço


Escrito por: Enzo Buzatto

       Este é mais um texto da série “fatos aleatórios que eu queria compartilhar com os outros”. Gostaria de falar um pouco sobre um material extraterrestre (não, não é a kriptonita ou o metal uru): o ferro meteórico. O nome é um tanto sugestivo e, como esperado, o material tem sua origem em meteoritos. Sua composição é ferro (que surpresa!) com quantidades de níquel que variam de 5 a 35% em massa, além de cobalto em menores quantidades (tipicamente, a razão entre as concentrações de níquel e cobalto é Ni/Co≈18). Esse material, por ser encontrado naturalmente, foi utilizado por diversas sociedades na confecção de ferramentas e artefatos. Os esquimós, por exemplo, utilizavam fragmentos de meteorito em pontas de lança. Mas, o artefato mais famoso a utilizar este material é a adaga do faraó Tutankamon, a qual foi produzida na Idade do Bronze, ou seja, antes da humanidade possuir domínio sobre o refino de ferro. Na época, artefatos de ferro eram raros e, portanto, considerados artigos de luxo, tanto que a adaga foi encontrada dentro do sarcófago do faraó.
        Puxando um pouco para o lado específico de materiais, além da composição típica, o ferro meteórico também costuma apresentar uma microestrutura peculiar que possui um padrão de nome impronunciável chamado de Widmannstätten. Nele, nota-se a presença de duas fases distintas, ambas do diagrama Fe-Ni: a kamacita (estrutura cúbica de corpo centrado, rica em ferro) e taenita (estrutura cúbica de face centrada, rica em níquel), entrelaçadas em longas lamelas retangulares.
        Esta estrutura é tipicamente formada no núcleo de planetas e requer uma taxa de resfriamento extremamente lenta para ser formada (por extremamente lenta, me refiro a alguns milhões de anos). Justamente por isso, ainda não foi possível replicá-la em laboratório. Há alguns mecanismos propostos para a formação desta estrutura, que são discutidos no artigo “The formation of the Widmanstätten structure in meteorites”, por J. Yang e J. I. Goldstein, que possui livre acesso. Entre as conclusões do artigo, tem-se que a presença de Fósforo é importante na determinação do mecanismo deformação da microestrutura.
Era isso que eu tinha para compartilhar sobre meteoritos. Caso saibam de alguma curiosidade que gostariam de ver no Jornal, fiquem à vontade para nos contatar, estamos sempre abertos a sugestões. Até a próxima!

Estrutura Widmanstätten e um meteorito com face polida (fontes: https://www.nhm.ac.uk/discover/types-of-meteorites.html https://www.reddit.com/…/an_ironnickel_meteorite_etched_wi…/)
Adaga do faraó Tutankamon (fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/maps.12664).

[Texto retirado de nossa 17ª Edição, disponível em: bit.ly/EdicoesAMateria]

Materiais do Espaço 2

Materiais do Espaço 3