[17ª Edição] A Matéria Explica: Ingresso na Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar

Escrito por: Eduardo Bouhid

Desde seu início, o projeto A Matéria buscou orientar os estudantes da graduação sobre as diversas possibilidades que a Universidade e o departamento oferecem. Por isso, nesta edição do A Matéria Explica, abordaremos um tema que vem cada vez mais ganhando relevância para os recém-formados: começar um mestrado.

Seja para atuar na área científica, seja para ingressar no mercado de trabalho com um diferencial, complementar o bacharelado com um título de mestre é muito interessante para os engenheiros. Além disso, o programa de pós-graduação do DEMa/UFSCar (PPGCEM) tem sua excelência reconhecida – desde 1998, ele é laureado com o conceito 7 da CAPES, que é a nota máxima na categoria. Por conta disso, muitos recém-formados buscam aprofundar seus estudos aqui mesmo, na UFSCar.

Para participar do processo seletivo do programa de mestrado do PPGCEM, o candidato precisa ser formado – ou estar cursando com previsão de conclusão antes do prazo de validade do processo seletivo que é informado no edital – em curso superior reconhecido pelo MEC. Além disso, também são aceitos portadores de diploma de instituição estrangeira. É preciso, ainda, nunca ter sido desligado por desempenho insuficiente em qualquer outro programa de pós-graduação.

O processo seletivo é constituído por três etapas. A primeira delas é a inscrição e envio dos documentos requisitados. Dentre esses documentos, destacam-se a declaração de não desligamento por desempenho acadêmico insatisfatório, o Currículo Lattes e duas indicações de pessoas para referências. A lista completa de documentos pedidos se encontra nos editais de cada concurso, que são divulgados no site http://www.ppgcem.ufscar.br/pt-br.

Em seguida, vem a prova de conhecimentos em nível de graduação em Ciência dos Materiais, que é de caráter eliminatório e classificatório – isto é, o candidato precisa atingir média igual ou superior a seis pontos para não ser eliminado da seleção. A prova é a priori em língua portuguesa; o candidato poderá optar pelo idioma espanhol ou inglês para prestar a Prova de Conhecimento em Ciência dos Materiais devendo, para isso, no ato da inscrição, manifestar por escrito essa opção.

Finalmente, vem a análise do currículo, de caráter classificatório e com nota que varia de quatro a dez pontos. São avaliados diversos itens para a determinação da nota, e esses itens apresentam pesos diferentes entre si. Entre eles, é possível mencionar: Iniciações Científicas com ou sem bolsa, monitorias de disciplinas da graduação, publicações de artigos em revistas nacionais ou internacionais, apresentações em congressos de Iniciação Científica e recebimento de prêmios na área de Ciência e Engenharia de Materiais. Além disso, é importante ressaltar que as informações presentes no currículo do candidato devem ser comprovadas. Essa confirmação é feita na primeira fase do concurso: os pretendentes devem anexar os documentos probantes no formulário eletrônico de inscrição.

Após a divulgação do resultado, os candidatos aprovados devem realizar a matrícula. Para tal, é necessário apresentar alguns documentos à secretaria. Parte desses documentos é enviada por e-mail, o resto deve ser apresentado pessoalmente ou enviado por correspondência. A lista completa também se encontra no edital.

Vale lembrar que, embora as inscrições do concurso atual já estejam encerradas, existem processos seletivos do PPGCEM todos os semestres. Bons estudos!