Ciclos de oficinas em metodologias ativas e estratégias de avaliação do CCET

Algo tão comum quanto reclamações da pandemia, isolamento social e políticos que desgovernam um país são as reclamações que os alunos fazem sobre seus professores. Falta de didática, cobrança excessiva, falta de diálogo e outros pontos são sempre levantados em discussões, muitas vezes sem um caráter de mudança e apenas para exteriorizar os problemas vivenciados. E essa mudança é algo delicado. Como professores que foram ensinados por professores que foram ensinados por professores que... podem mudar assim de uma hora para outra? Mas também, como nós alunos podemos ser obrigados a ter 4 horas de aulas expositivas com leituras de slides sem intervalo? Um ponto muito delicado, não?!
        Porém, logo antes do isolamento social iniciar no Brasil, entre 9 e 11 de março deste ano, eu pude presenciar algo que me deixou muito esperançoso. Aconteceu na UFSCar, com realização do Movimenta CCET/Movimenta Materiais com o METAA-UFSCar (Metodologias Ativas e Avaliação), o Ciclo de Oficinas em Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação. Durante os três dias, professores (as) e pós-graduandos (as) de vários departamentos da Universidade tiveram vivências e discussões muito bem embasadas, lideradas pelos (as) profissionais do METAA, as quais, com certeza, plantaram uma semente muito fértil em cada um deles para que saíssem de lá já projetando como por em prática esses conhecimentos nas suas aulas.
        Além de todos os participantes, muitos outros ficaram de fora por falta de vagas e, por conta disso, já houve promessas de dar continuidade a esse Ciclo de Oficinas. Confesso que, como aluno, me senti orgulhoso por ver tantas pessoas (muitas, inclusive do DEMa) querendo sair da zona de conforto para aprender novos métodos, quando poderiam muito bem julgar desnecessário tratar de algo que já fazem há tempos – e bem. Que este mundo-próximo, cheio de mudanças, nos traga cada vez mais formas de aprender que respeitem o professor, o aluno e, sobretudo, a genialidade já presente em cada um, a qual, muitas vezes, só precisa ser atiçada da forma mais adequada.

Fotos e textos por: Augusto da Veiga

METAA - UFSCar - Metodologia Ativa e Avaliação
CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Dema/Ufscar

Foto dos professores em uma sala de aula, sentados em carteiras escolares azuis.       Foto de 3 professores em uma mesa, manuseando papeis coloridos recortados em formas geométricas.

Foto de uma Professora, apresentando um slide sobre "Aprendizagem baseada em problemas".       Foto de uma roda de professores, sentados em carteiras escolares. Ao fundo uma lousa azul, com cartazes colados.

Foto de um Professor, com uma camisa branca listrada, escrevendo na lousa azul, com giz branco.       Foto de 6 professores, em uma sala de aula, sentados em carteiras escolares em um semi círculo.

Foto de uma Professora, explicando os cartazes com post its coloridos, colados na lousa azul.       Foto dos professores assistindo uma palestra "Boas práticas para elaboração de questões discursivas", em uma sala de aula.

Foto de um Professor, com uma camiseta polo roxa, escrevendo na ousa azul "Construir um programa de desenvolvimento", com giz branco.       Foto de uma sala de aula, com vários professores sentados em carteiras escolares, e 7 professores em pé, na frente da lousa azul.