08/10/2019 - Setembro Amarelo: Palestra e Roda de Conversa

Setembro AmareloMais do que um lacinho

         Nos últimos dias 26 e 27/09, o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPG-CEM), Jornal “A Matéria”, Centro Acadêmico da Engenharia de Materiais (CAMA) e Materiais Júnior, organizou uma palestra e uma roda de conversa com o tema: “Vamos falar de suicídio?”

         Após um mês inteiro com o mundo inteiro falando sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, os eventos ocorridos nas Sala de Seminários fecharam o Setembro Amarelo com chave de ouro, com a permissão do trocadilho. No primeiro dia, a psicóloga Barbara K. Monteiro abordou de forma mais direta o suicídio. Assunto que, sem dúvida, é um tabu, com a palestra os participantes escutaram palavras que estão desacostumados e viram as melhores formas de tratar e prevenir o suicídio.

         Já na sexta-feira, a roda de conversa possibilitou, de forma horizontal, que qualquer pessoa desse o seu depoimento, fizesse perguntas e que as especialistas Claudia Resende (psicóloga – USE/UFSCar) e Karina T. S. Antionialli (psiquiatra) tratassem o assunto suicídio de maneira natural, trazendo dados, formas de como abordar pessoas, como prevenir e como melhorar a saúde mental na universidade. Como dito por elas, o fenômeno biopsicossocial precisa ser conversado e desmistificado para que a vida de muitas pessoas possa ser salva - e a forma de isso acontecer é justamente como foi feito durante todo o último mês.

         Lembramos que a UFSCar oferece qualquer auxílio no Departamento de Auxílio à Saúde (DeAS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) recebe ligações 24 horas por dia através do número 188.

         Nós, da equipe do Jornal “A Matéria”, agradecemos o empenho de todos os participantes, das especialistas e dos outros projetos de extensão do DEMa que possibilitaram a discussão sair do lacinho amarelo e entrar de fato no quotidiano.

Projeto conjunto com Centro Acadêmico da Engenharia de Materiais e Materiais Júnior.

[Texto e fotos por Augusto da Veiga]

Setembro AmareloSetembro AmareloSetembro AmareloFoto de duas mulheres durante a roda de conversa. À esquerda uma mulher de cabelo curto, usando óculos e vestindo uma camiseta listrada. Ao seu lado uma mulher com cabelos claros, óculos, vestindo uma camiseta preta e uma camisa xadrez azul, suas mãos estão juntas na frente do peito.